OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS
São certos elementos da língua, explícitos na própria estrutura gramatical da frase cuja finalidade é a de indicar a argumentatividade dos enunciados. Introduzem variados tipos de argumentos. As palavras que funcionam como operadores argumentativos são os conectivos, os advérbios e outras palavras que, dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais.
TIPOS DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Os operadores argumentativos são utilizados para introduzir vários tipos de argumentos. Os mais comuns são:
- Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista a mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, além disso, etc.
- Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, então, conseqüentemente, etc.
- Operadores que introduzem argumentos que se contrapõe a outro visando a uma conclusão contrária: mas, porém, todavia, embora, ainda que, apesar de, etc.
- Operadores que introduzem argumentos alternativos: ou... ou, quer... quer, seja... seja, etc.
- Operadores que estabelecem relações de comparação: mais que, menos que, tão... quanto, tão... como, etc.
- Operadores que estabelecem relação de justificativa, explicação em relação a enunciado anterior: pois, porque, que, etc.
- Operadores cuja função é introduzir enunciados pressupostos: agora, ainda, já, até, etc.
- Operadores cuja função é introduzir enunciados, que visa esclarecer um enunciado anterior: isto é, em outras palavras, seja, etc.
- Operadores cuja função é orientar a conclusão para uma afirmação ou negação: quase, apenas só, somente, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário